sábado, 22 de janeiro de 2011

A associação; a crase e horários

Sempre que pretendemos redigir um texto nos deparamos com o “fantasma” da ortografia. É muito comum cometer falhas quando aplicamos o princípio da associação.

Seguindo esse princípio é fácil pensar da seguinte forma: se “puxar” se escreve com “x”, “puxador” só pode ser com “x” também, e não com “ch”. Certo? Sim, na maioria dos casos a associação é válida. Mas, nem sempre podemos confiar nela. Observe a oração abaixo:

“As provas têm início às 8h da manhã; e se extendem até às 20h.”

Ao escrever a palavra “extendem”, o redator fez a associação com “extensão” (com “x” mesmo). O problema está no fato de, tanto o verbo como o substantivo virem do latim, onde são grafadas com “x” (extendere e extensione, respectivamente). Com o passar dos anos o sistema ortográfico da língua portuguesa evoluiu e o verbo ficou com “s” e o substantivo passou a ser grafado com “x”.

Podemos observar mais dois problemas na redação da oração. O primeiro, a redundância, está caracterizada no uso da locução “da manhã”. Na linguagem falada é comum e até admissível em alguns casos, contudo, nesse caso, sua utilização é desnecessária, já que o redator está usando a escala de 24 horas.

O segundo diz respeito à crase. A gramática ensina que, antes da indicação de horas, sempre ocorre crase. Isso se aplica quando nos referimos às locuções adverbiais de tempo cujo núcleo é a palavra “hora” (ou seu plural, “horas”). Podemos reconhecer essas locuções respondendo à pergunta “Quando?”. Observe: “Quando você chegará? No domingo, às 18 horas”, “Quando ocorreu o acidente? Ontem, às 12 horas (ou ao meio-dia)”.

Entretanto, há situações em que a indicação de horas é precedida de uma preposição diferente do “a”. Quando isso ocorre, deixa de haver a fusão de dois “aa” a que chamamos crase. Assim: “A reunião estava marcada para as 17h”, “Estarão lá entre as 15h e as 18h”, “As provas se estendem até as 23h”.

Veja, agora, a frase corrigida:

As provas têm início às 8h e se estendem até as 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário