quarta-feira, 12 de julho de 2017

Origem da palavra relógio e suas correlatas


Quando dizemos "O relógio" deveríamos nos referir a uma só coisa. É que o artigo definido “o” na verdade fazia parte da palavra do latim “horologium” que significa conhecimento da hora. Isso ainda pode ser visto em algumas línguas latinas: em francês relógio é “horloge”, e em italiano, ‘orologio”.
No Grego, horologion significa “quadrante solar para marcar o tempo”. Note que, como em épocas antigas o tempo não era marcado com precisão, a palavra hora podia ser usada com bastante amplitude.
Outra palavra que podemos destacar é aquela que se refere a parte em que aparecem os números do relógio – o mostrador. Ela vem de mostrar, do verbo monstrare, que significava “indicar, apontar, denunciar, aconselhar”, um derivado de monere, “avisar”.
Sobre o mostrador, temos os ponteiros. Sua origem vem de apontar, que, por sua vez, vem de ponta, do Latim punctus, “ponto, picada”, particípio passado de pungere, “fincar, espetar, picar”.

Por último, temos o vidro do relógio. Palavra que, também vem do Latim: vitrum, “vidro”, originalmente era o nome de uma erva da família da mostarda, de cujas folhas se extraía um pigmento azul. É que os vidros, nessa época de Roma, continham impurezas que os deixavam da cor azul. Os vidros transparentes custaram um pouco a surgir.

Agora que já conhece a origem da palavra relógio e suas correlatas, que tal escolher um bom modelo para combinar com seu estilo? Se você possui dúvidas sobre as diferenças entre o relógio social e o esportivo, saiba como e quando usá-los lendo esse excelente artigo: Relógio Ideal – Como Escolher o Seu, publicado pelo site Mr. Elegance.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, ficamos felizes em tirar suas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário