terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O travesti ou a travesti?


Qual das alternativas abaixo você escolheria como correta?

a) O travesti, Cristina furacão, fotografou o seu namorado com o celular.
b) A travesti, Cristina furacão, fotografou o seu namorado com o celular.

Por incrível que pareça essa é uma das famosas pegadinhas dos concursos e vestibulares. O fato de confiar, na maioria das vezes, em instintos para responder tais questões, gera dúvida aos falantes da língua portuguesa: o certo é o travesti ou a travesti?

A maioria das pessoas e alguns veículos de informação optam pelo uso do substantivo masculino; outros, entretanto, pelo uso do feminino. O que diz a gramática? Vejamos a resposta:

De acordo com os dicionários Aurélio e Houaiss, travesti é um substantivo de dois gêneros, ou seja, existem as duas opções: o travesti e a travesti.

Entretanto, devemos nos lembrar que não podemos usar as duas formas para um mesmo ser. Os substantivos de dois gêneros são aqueles que têm uma só forma para os dois gêneros (masculino e feminino), e que é o determinante (artigo, adjetivo, numeral etc) da palavra que denota o sexo do ser a que se refere.

São substantivos a serem usados, portanto, para homens ou para mulheres: se o ser for homem, usa-se o gênero masculino (o, um); se for mulher, o feminino (a, uma).

Embora a pessoa que fotografou o namorado apresentasse nome e roupas femininos, ela (a pessoa) era homem; seu nome feminino era falso. A Cristina é, na verdade, o Cristiano. Trata-se, portanto, do sexo masculino. O substantivo a ser usado, então, tem de ser do gênero masculino: o travesti. Portanto, a resposta correta será a alternativa “a”.

Quando se usa, então, a travesti?

1 - Quando uma mulher se trajar com roupas de homem em um espetáculo teatral;
2 - Quando uma mulher homossexual, além de se vestir como homem, conduzir-se como tal.

Segundo os dicionários, o substantivo de dois gêneros "travesti" tem dois significados:

1- Indivíduo que, geralmente em espetáculos teatrais, se traja com roupas do sexo oposto;
2- Homossexual que se veste e que se conduz como se fosse do sexo oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário