Todos os anos a angústia de muitos estudantes é intensificada quando se aproximam as provas do Enem. O problema está no fato de que a redação é, na maioria dos casos, o que deixa os alunos mais aterrorizados.
Não deveria ser assim. Afinal estamos falando da "simples" produção de um texto em nossa língua materna. Mas, dominar as competências que uma redação exige, infelizmente, é tarefa para poucos. E, a que deixa muitos candidatos com dúvidas na hora de redigir é o domínio da norma padrão da língua escrita.
Saber usar a vírgula, por exemplo, é um tópico que faz muita gente perder pontos preciosos por não o compreenderem corretamente. Se esse for o seu caso, se ainda tem dúvidas na hora de utilizar a vírgula em sua redação, aprenda, de uma vez por todas, com essas 10 lições simples.
Usamos a vírgula para:
- Enumerar de mais de dois elementos:
Ex. O Enem é composto pelas competências matemática (1), ciências da natureza (2), ciências humanas (3), linguagens (4) e redação (5).
- Para isolar o aposto explicativo (usar duas vírgulas):
Ex. O Professor Luciano Belo, autor do Blog Português é Fácil e Belo, lançou recentemente o novo livro Redação Prática.
(Aposto: “autor do Blog Português é Fácil e Belo”)
- Para isolar o vocativo
Ex. João, parabéns pela aprovação em Medicina!
(Vocativo: João)
- Para marcar a supressão do verbo em uma oração
Ex. Eu fiz faculdade de Letras; ela, de Direito.
(Verbo “fazer” suprimido)
5. Para separar as orações que não apresentem conjunções que as interliguem:
Ex. Decidiu começar a estudar para passar no curso dos seus sonhos, pesquisou, descobriu e comprou o livro Redação Prática, fez o Enem, foi aprovado.
- Para isolar certas expressões exemplificativas, conformação e conjunções: Além disso, por exemplo, isto é, ou seja, a saber, aliás, ou melhor, ou antes, com efeito, a meu ver, por assim dizer, por outra, entretanto, no entanto, por isso, logo etc.
Ex. É muito importante fazer atividade física durante sua rotina de estudos, por exemplo, realizar uma caminhada ao ar livre.
- Antes das conjunções: mas, porém, pois, embora, contudo, todavia, portanto, logo:
Ex. Sei que você não gosta de estudar durante o feriado, mas será preciso para fazer uma boa prova.
- Antes de locuções adversativas como “e sim”, “e não”. Entretanto, não se devem isolar essas locuções adversativas com vírgula. Usa-se somente uma, precedendo-as:
Ex. Hoje estudarei português, e não matemática.
Ex. Decidi que Engenharia não é minha vocação, e sim Comunicação.
- Para separar as datas, o lugar, os endereços, o número:
Ex. Natal, 18 de dezembro de 2017.
Ex. Rua da Paz, nº 01.
10 – Antes de “e”, quando as orações apresentarem sujeitos diferentes ou quando o “e” se repetir:
Ex. Fez-se o céu, e a terra, e o mar.
Ex. João acertou 7 questões, e Pedro acertou 9.
Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre o uso da vírgula e outras estratégias para mandar bem na redação do ENEM ou em qualquer concurso público? Clique na imagem para saber mais!